sábado, 21 de maio de 2011

Projeto Rios

No dia 6 de Maio, os meninos e meninas do jardim de infância e EB1 de Bemposta foram fazer uma saída de campo no âmbito do projecto Rios.
Primeiro fomos espreitar como vão as obras da escola nova: verificámos que já estão construídos os pilares e já se percebe a disposição das salas. Como estávamos no campo da bola, aproveitámos para fazer uma aula de ginástica todos juntos. A roda que fizemos tinha 10 metros de diâmetro, era mesmo muito grande. Fomos lanchar à sombra dos sobreiros e depois fomos pôr as mochilas à escola para irmos à ribeira da Bemposta e levámos as luvas e os sacos de plástico para Limpar Portugal mais uma vez.
No caminho cumprimentámos o nosso amigo Sobreiro e começámos logo a recolher lixo. Os mais crescidos apanhavam o lixo e os mais pequenos tinham os sacos para o recolher. É triste verificar que as pessoas continuam a deitar o lixo para o chão e a deixar o campo sempre sujo. Temos de continuar a fazer campanhas de sensibilização para a defesa da Nossa Mãe Natureza.




Primeiro escutámos a Natureza, ouviam-se passarinhos, rãs, os barulhos da aldeia e a água a correr. Distribuímos as fichas fornecidas pelo projecto para as crianças descobrirem se havia alguma das espécies (animais e plantas) junto à ribeira. Tirando a imaginação de alguns (até viram marmotas?!?), eles reconheceram alguns passarinhos, rãs, cobras, lagartixas e alguns insectos. Também reconheceram choupos e muitas ervas, incluindo os lírios amarelos. Não foi muito mau. Encontrámos uma cobra de água a fugir com um peixe na boca, apanhámos uma larva de libelinha e alguns peixinhos que estavam numa zona de lodo da ribeira. Medimos a ribeira - tem 10,70 m e a água estava a 17ºcentígrados. Esquecemo-nos de medir o ph.










Foi muito divertido e nós gostámos muito. Na sala pusemos os peixinhos no aquário e a larva de libelinha num frasco, mas temos de a ir soltar porque senão ela morre. Os peixinhos podem ficar porque o nosso aquário tem ar e tudo. Vamos vê-los crescer e depois, no final do ano, vamos soltá-los na ribeira. Também fizemos desenhos e conversámos sobre o assunto. Qualquer dia queremos voltar à ribeira para ver se no Verão tem menos água, se corre com menos força e se a água está mais quente. Aproveitamos para medir o ph. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário