terça-feira, 22 de março de 2011

Brincar com a Matemática

No nosso jardim de infância gostamos muito de brincar com a matemática.
Querem ver o que descobrimos? A Tereza deu a cada um de nós 4 pedrinhas coloridas e depois disse-nos que tínhamos de descobrir várias maneiras de fazer 4. Ao princípio não sabíamos bem o que fazer mas a Tereza foi-nos dando pistas:
- Quanto é 2 + 2? Nós respondemos 4! Então ponham 2 pedrinhas numa mão e 2 pedrinhas na outra mão e já descobriram uma maneira de fazer 4. Agora são vocês que dão as pistas. E nós fomos descobrindo que 3 + 1 também são 4. 1 + 3 também são 4. 0 + 4 são 4. Depois a Tereza colou as pedrinhas numa cartolina para nós não nos esquecermos do que tínhamos descoberto. Querem ver?


Outro dia a Tereza trouxe bolachinhas para dividir pelos meninos mas disse que nós é que tínhamos de descobrir quantas bolachinhas dava a cada menino. Alguns meninos estavam a ser egoístas e não estavam a dividir bem e então a Tereza disse que não podia ser assim. Tinha que se dividir as bolachas com justiça, igual para todos.
Pediu ao Tomás para contar quantos rapazes estavam na sala. Ele contou 5 e ela escreveu numa folha o número 5. Depois foi a Margarida que contou as meninas, 12. A Tereza escreveu 12 na folha. E perguntou: Então quantos são os meninos e as meninas? O João contou todos: São 17, e ela disse: mas também podemos fazer esta conta, e apontou para o papel. 5+12. Como é que se faz? Junta-se o 5 com o 2 e dá 7. São as unidades. Depois junta-se 10 (1 dezena) que é o que representa o 1. 10 + 7 são 17. Nós não compreendemos muito bem e então a Tereza disse que íamos fazer a conta com as bolachinhas para descobrir quantas dava a cada um de nós.
Primeiro contámos quantas bolachinhas tinha uma embalagem: tinha 15 bolachas. Depois contámos quantas tinha a outra: tinha 16. Finalmente contámos as da última: tinha 4. Agora vamos somar todas mas sem contar uma por uma - disse a Tereza. Ela escreveu 16, depois 15 e depois 4. Agora como se faz? Ela explicou que podíamos somar assim: primeiro os números que estão do lado direito (são as unidades) – 6+5+4 e dá 15 e depois os números do lado esquerdo (são as dezenas) – 1+1 dá 2 e juntamos o 1 que deu na soma – 2+1 que dá 3 e a soma é 35. Perceberam? A Tereza depois desenhou os meninos e as bolachinhas numa folha para nós percebermos melhor.
Como se dividiram as bolachinhas? Cada menino foi fazendo um risco castanho de uma bolachinha para a sua figura. Como ainda sobravam muitas a Tereza deu uma caneta cor-de-rosa e fizemos outra vez a mesma coisa. Assim deu 2 bolachas a cada menino e sobrou uma que foi para a Cláudia que nos ajuda na sala a fazer os trabalhos. Parecia muito complicado mas afinal não foi muito difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário