Neste ano lectivo, o tema do nosso carnaval é a Biodiversidade porque estamos a desenvolver o Projecto Eco-Escolas no jardim de infância e EB1 de Bemposta. Fomos por isso investigar sobre o tema e descobrimos que a biodiversidade é a existência de variadas formas de vida que coexistem em harmonia.
Descobrimos que as cegonhas, que são típicas da Bemposta, comem rãs e sapos para que não haja sapos e rãs a mais. As rãs e sapos comem os insectos para que estes não sejam em tão grande número que estraguem as plantas que existem na nossa terra. E assim se passa com quase todas as espécies animais e vegetais. Elas controlam-se umas às outras para que todas se desenvolvam bem. Era assim que a humanidade devia fazer mas isso não é verdade e por isso se extinguiram algumas espécies e outras estão em risco, como é o caso do lince ibérico (já só existem em Silves e ainda não conseguiram reproduzir-se).
Assim escolhemos algumas espécies para o nosso Carnaval: árvores, flores, abelhas, joaninhas, borboletas, sapos, cegonhas, morcegos, linces, ursos e peixes tropicais.
Depois do nosso desfile descansámos um bocadinho e fomos então explicar aos nossos pais e à população aquilo que tínhamos descoberto na escola sobre a Biodiversidade. Primeiro cantámos a canção “Vamos preservar a Natureza” e depois juntámo-nos por espécies e dissemos:
Flores – Nós somos as flores muito coloridas. Damos o pólen para as abelhas e damos beleza aos campos e aos jardins.
Abelhas – Nós somos as abelhas e somos insectos muito trabalhadores. Temos 5 olhos. Nós recolhemos o pólen das flores e fazemos o mel.
Urso – Eu sou o urso que vivia antes nas nossas florestas. Agora já estou extinto nas florestas de Portugal. Sou carnívoro mas gosto muito de mel.
Árvores – Nós somos as árvores da floresta. Somos a casa dos animais e plantas que vivem ao pé de nós. Purificamos o ar que todos respiramos e damos muitos produtos ao homem. Morremos quando há incêndios e os animais que vivem connosco têm de procurar outras casas.
Cegonhas – Nós somos as cegonhas. Somos aves que vivemos em locais quentes. Fazemos os ninhos muito alto, nos postes, árvores e chaminés na Primavera. Temos um bico muito comprido e gosamos muito de sapos e lagostins.
Sapos – Nós somos os sapos. Somos anfíbios e gostamos muito de comer insectos. Também gostamos de saltar.
Borboletas – Nós somos borboletas coloridas, Somos insectos e comemos folhas verdes quando somos lagartas. Fazemos um casulo antes de nos transformarmos em borboletas. Temos duas asas muito bonitas.
Joaninhas – Nós somos as joaninhas. Somos insectos e comemos os piolhos das folhas e outros bichinhos pequeninos. Somos amigas dos agricultores e morremos por causa dos pesticidas.
Morcegos – Nós somos os morcegos. Somos mamíferos. Comemos insectos e caçamos durante a noite. Dormimos de pernas para o ar, nas grutas e sítios escuros porque descansamos de dia.
Peixes tropicais – Nós somos os peixes tropicais e gostamos muito de viver na água, mas se o homem a poluir, nós morremos.
Lince ibérico – Nós somos os linces ibéricos que só existimos em Portugal e Espanha. Estamos em risco de desaparecer devido à caça ilegal e às armadilhas. Comemos coelhos, ratos, perdizes e lagartos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário