sábado, 21 de maio de 2011

Biblioteca Lisardo Leitão, em Bemposta

Os meninos dos 5 anos do jardim de infância e alguns meninos da escola da Bemposta foram à Biblioteca, no início de Fevereiro, ouvir contar a história do Livro dos Medos. Quem contou a história foi o Artur, da Biblioteca António Botto, que os meninos conheceram quando foram a Abrantes no 1º período.
O livro fala-nos dos medos, que todos nós temos, mas que muitas vezes temos vergonha de dizer que temos.
Foi uma história engraçada e fizeram desenhos dessa actividade.



Como gostaram muito de fazer esta visita, resolvemos ir falar com a Sofia, que trabalha na biblioteca Lisardo Leitão, e combinar com ela ir lá mais vezes, para ouvir contar histórias ou fazer outras actividades. E no dia 10 de Fevereiro fomos ouvir a história do Oh!, que a Sofia contou e que mostrava um desenho que depois se transformava noutro desenho. Era sempre uma surpresa… Como a história era pequenina, a Tereza contou também a história da Rapunzel.

Combinámos ir lá mais vezes, mas o Inverno foi muito chuvoso e só agora voltámos lá. 

Fomos no dia 11 de Maio, com os meninos dos 1º, 2º e 3ºanos da escola da Bemposta, fazer uma actividade. A Sofia escolheu dois livros e a Tereza contou a história do Casamento dos Passarinhos. Era uma história em verso, que falava do casamento do melro com a lavandisca e dos pássaros que também tinham ido ao casamento. Depois fomos fazer várias actividades: os meninos do 3º ano, foram procurar rimas para depois construírem quadras ou uma lengalenga; os meninos do 2º ano, foram procurar, no livro, a ordem e o nome de todos os pássaros para depois construírem um problema de matemática; os meninos do 1º ano e do jardim de infância, foram fazer desenhos sobre a história para depois se fazer um cartaz para a Sofia pôr lá na biblioteca. O cartaz ficou engraçado e os meninos do jardim de infância, construíram uma canção com os nomes dos passarinhos. Aqui estão as fotos de todos os meninos a ouvir a história, a responder às perguntas e a trabalhar.








RIMAS DESCOBERTAS PELAS CRIANÇAS DO 3º ANO

João/balão
Pão/cão
Cartão/João
Inês/ chinês
Chinês/xadrez
André/café
André/Barnabé
Luís/nariz

Pato/sapo
Pato/gato
Marco/barco
Farnel/cordel
Miguel/pastel
Joel/papel
Raquel/pincel
Passarinho/ninho
CANÇÃO DOS PASSARINHOS

1 Passarinho, andava a voar
1 Melro andava a voar
Se outro passarinho de repente chegar
São ___________passarinhos a voar
 
2 Passarinhos andavam a voar
1 _________e 1 _____________andavam a voar
Se outro passarinho de repente chegar
São ___________passarinhos a voar

3 Passarinhos andavam a voar
1________, 1_________ e 1_________andavam a voar
Se outro passarinho de repente chegar
São ________passarinhos a voar

4 Passarinhos andavam a voar
1_____,1_______,1________e 1_________andavam a voar
Se outro passarinho de repente chegar
São __________passarinhos a voar

5 Passarinhos andavam a voar
1_______, 1__________, 1__________, 1_________ e 1___________ andavam a voar
Se outro passarinho de repente chegar
São ____________passarinhos a voar
6 Passarinhos andavam a voar
1_______, 1_________, 1__________, 1__________, 1__________e 1_________andavam a voar
Se outro passarinho de repente chegar
São ____________passarinhos a voar
7 Passarinhos andavam a voar
1_____, 1_______, 1________, 1_________, 1__________, 1_________ e 1 ________andavam a voar
Se outro passarinho de repente chegar
São __________passarinhos a voar
8 Passarinhos andavam a voar
1_____, 1______, 1_______, 1________, 1__________, 1___________, 1_______ e 1________andavam a voar
Se outro passarinho de repente chegar
São _________passarinhos a voar

9 Passarinhos andavam a voar
1______, 1______, 1______, 1______, 1_______, 1________, 1_______, 1_________ e 1_________ andavam a voar
Se outro passarinho de repente chegar
São ___________ a voar.


1º   2º   3º   4º   5º   6º   7º   8º   9º
Melro         Lavandisca   Tordo    Estrelinha    Coruja      Corvo     Pintassilgo   Pomba    Poupa
                                                      de poupa



Projeto Rios

No dia 6 de Maio, os meninos e meninas do jardim de infância e EB1 de Bemposta foram fazer uma saída de campo no âmbito do projecto Rios.
Primeiro fomos espreitar como vão as obras da escola nova: verificámos que já estão construídos os pilares e já se percebe a disposição das salas. Como estávamos no campo da bola, aproveitámos para fazer uma aula de ginástica todos juntos. A roda que fizemos tinha 10 metros de diâmetro, era mesmo muito grande. Fomos lanchar à sombra dos sobreiros e depois fomos pôr as mochilas à escola para irmos à ribeira da Bemposta e levámos as luvas e os sacos de plástico para Limpar Portugal mais uma vez.
No caminho cumprimentámos o nosso amigo Sobreiro e começámos logo a recolher lixo. Os mais crescidos apanhavam o lixo e os mais pequenos tinham os sacos para o recolher. É triste verificar que as pessoas continuam a deitar o lixo para o chão e a deixar o campo sempre sujo. Temos de continuar a fazer campanhas de sensibilização para a defesa da Nossa Mãe Natureza.




Primeiro escutámos a Natureza, ouviam-se passarinhos, rãs, os barulhos da aldeia e a água a correr. Distribuímos as fichas fornecidas pelo projecto para as crianças descobrirem se havia alguma das espécies (animais e plantas) junto à ribeira. Tirando a imaginação de alguns (até viram marmotas?!?), eles reconheceram alguns passarinhos, rãs, cobras, lagartixas e alguns insectos. Também reconheceram choupos e muitas ervas, incluindo os lírios amarelos. Não foi muito mau. Encontrámos uma cobra de água a fugir com um peixe na boca, apanhámos uma larva de libelinha e alguns peixinhos que estavam numa zona de lodo da ribeira. Medimos a ribeira - tem 10,70 m e a água estava a 17ºcentígrados. Esquecemo-nos de medir o ph.










Foi muito divertido e nós gostámos muito. Na sala pusemos os peixinhos no aquário e a larva de libelinha num frasco, mas temos de a ir soltar porque senão ela morre. Os peixinhos podem ficar porque o nosso aquário tem ar e tudo. Vamos vê-los crescer e depois, no final do ano, vamos soltá-los na ribeira. Também fizemos desenhos e conversámos sobre o assunto. Qualquer dia queremos voltar à ribeira para ver se no Verão tem menos água, se corre com menos força e se a água está mais quente. Aproveitamos para medir o ph. Até lá!

Os nossos Pais

Para nós, crianças ainda pequenas, mas que seremos grandes um dia, é muito importante conversar e fazer actividades relacionadas com as nossas famílias. É por isso que conversamos sobre as famílias, quantos irmãos temos, onde moramos, quem são os nossos pais e avós, quais as suas profissões, o que gostamos de fazer com os vários membros das nossas famílias e muitas outras coisas que são importantes para nós, para que compreendamos que não somos todos iguais e que é necessário aceitar as diferenças e saber viver com todos em harmonia. Também é por isso que fazemos trabalhos para os pais nos dias do Pai e da Mãe. Queremos demonstrar a importância que têm para nós e como gostamos deles. Não é necessário gastar dinheiro nenhum para dizer que gostamos de alguém. Muitas vezes basta um sorriso, uma festinha ou um beijinho doce.




Fizemos estas casinhas e desenhámos lá dentro as nossas famílias. Quando abrimos a porta ou as janelas, vemos o pai ou a mãe e os manos a espreitar. Giro, não é?
Também desenhamos as nossas famílias e dissemos o nome dos seus membros.
Fizemos uma grelha com o número de irmãos que cada um de nós tem e descobrimos que a maioria tem um irmão (13 crianças); alguns são filhos únicos (5 crianças); uma tem 2 irmãos e outra tem 3 irmãos.
No dia do Pai e da Mãe, conversámos sobre as suas profissões e o que gostamos de fazer com eles. Escolhemos fazer uma prendinha para o Pai e outra para a Mãe. Ficaram muito bonitas.




segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gincana Valnor 2011

Páscoa Feliz

No dia 8 de Abril, fizemos a Festa da Páscoa no nosso espaço escolar. Este ano, a professora Marília propôs que fizéssemos os jogos só com copos descartáveis. Assim, fizemos equipas e organizámos um jogo de estações com as seguintes tarefas:
Derrubar os copos com o ar dos balões;


descobrir o objecto escondido por baixo dos copos;
trocar uma fila de copos até aparecer um colorido;
transportar um copo com água num prato;

construir uma mensagem de Páscoa com as letras escritas nos copos. No final ainda organizámos uma caça ao tesouro e fizemos jogos de matemática com os ovinhos coloridos, da Galinha Pimpolinha, que descobrimos. Foi muito divertido e emocionante!




A galinha Pimpolinha conversa com a sua vizinha…Matemática – ordenações e contagens.