sábado, 22 de março de 2014

Chegada da primavera


Na quarta-feira fomos ao campo procurar a primavera que está quase a chegar… e encontramo-la!

Brincámos à sombra dos eucaliptos e dos sobreiros e recolhemos um bocado de casca das duas árvores para levarmos para a escola e fazer experiências. Sabem que a casca do sobreiro é a cortiça?

Também apanhámos florinhas do campo. Margaridas silvestres, azedas, malmequeres amarelos e umas roxas e pequeninas que a Tereza não sabia o nome. Depois vamos procurar na internet… Apanhámos algumas com raiz para fazer observações e voltar a plantar.

Na escola observámos as flores e chegámos à conclusão que elas têm: raiz – para se segurarem à terra, para comer e beber; caule – para levar a comida e a bebida às outras partes da flor; folhas para recolher a luz do sol e fazer a fotossíntese (Fotossíntese é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivosclorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através daenergia da luz solar.Wikipédia) e flor, que se divide em várias partes e serve para a planta se reproduzir. ([PPT] Flor.pptx www.cienciaviva.pt/actividades2010/.../A%20Flor.ppt...Translate this page FlorConstituição de uma flor completa. Uma flor completa é constituída por órgãos de suporte, órgãos de protecção e órgãos de reprodução.). Fizemos na escola uma flor com pólen e tudo. Sabem que é com o pólen que as abelhas fazem o mel nas colmeias?





Nenhum comentário:

Postar um comentário