Na quarta-feira fomos ao campo procurar a primavera que está quase a
chegar… e encontramo-la!
Brincámos à sombra dos eucaliptos e dos sobreiros e recolhemos um bocado
de casca das duas árvores para levarmos para a escola e fazer experiências.
Sabem que a casca do sobreiro é a cortiça?
Também apanhámos florinhas do campo. Margaridas silvestres, azedas,
malmequeres amarelos e umas roxas e pequeninas que a Tereza não sabia o nome.
Depois vamos procurar na internet… Apanhámos algumas com raiz para fazer
observações e voltar a plantar.
Na escola observámos as flores e chegámos à
conclusão que elas têm: raiz – para se segurarem à terra, para comer e beber;
caule – para levar a comida e a bebida às outras partes da flor; folhas para
recolher a luz do sol e fazer a fotossíntese (Fotossíntese é um processo físico-químico, a nível
celular, realizado pelos seres
vivosclorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água,
para obter glicose através daenergia da luz solar.Wikipédia) e flor, que se divide em várias partes e serve para a planta
se reproduzir. ([PPT] A Flor.pptx www.cienciaviva.pt/actividades2010/.../A%20Flor.ppt...Translate this page Flor. Constituição de uma flor completa. Uma flor completa
é constituída por órgãos de suporte, órgãos de protecção e órgãos de
reprodução.). Fizemos na escola uma flor com pólen e tudo. Sabem
que é com o pólen que as abelhas fazem o mel nas colmeias?
Nenhum comentário:
Postar um comentário