quinta-feira, 31 de maio de 2012

Livro da Primavera

LIVRO DA PRIMAVERA

No início da Primavera, ao mesmo tempo que estavam a fazer a decoração da porta com a árvore da primavera, a educadora propôs às crianças que dissessem palavras da área vocabular de “primavera”, explicando que área vocabular são outras palavras que a palavra “primavera” lhes faz recordar.
No Inverno já se tinha feito este exercício e registado as palavras encontradas, ilustradas com recortes de revista, num cartaz de parede.
Agora a proposta era fazer um livro, também ilustrado com recortes de revista e desenhos, para oferecer à sala dos meninos do Breunheirinho. Depois teria que se inventar uma história…
A educadora escreveu cada uma das palavras ditas pelas crianças numa folha de papel. As palavras encontradas foram:
- flores, folhas, andorinhas, passarinhos, árvores, borboletas, morangos, passeios, cerejas, sol, vento, chuva, coelhinhos, páscoa, patinhos, joaninhas, minhocas, caracóis, abelhas, piqueniques e ameixas.
Cada criança escolheu uma folha com uma das palavras e ilustrou ao seu gosto, com desenhos e/ou recortes de revista.
A educadora escreveu Primavera numa outra folha, porque era necessário fazer a capa do livro e tinha de ter a palavra principal lá escrita. Essa folha também foi ilustrada com motivos relacionados.
As folhas foram postas por uma ordem aleatória para que se pudesse contar a história. Mas aqui, as crianças reparam que se podiam formar grupos de palavras:
- insetos (abelhas, borboletas, joaninhas, minhocas, caracóis), estados do tempo (sol, vento, chuva), aves (andorinhas, passarinhos, patinhos), frutos (morangos, cerejas, ameixas), plantas (árvores, folhas, flores), coisas para fazer (passeios e piquenique) e sobrava a páscoa, que é uma festa e tem coelhinhos.
As crianças começaram a descobrir que também podiam fazer matemática, escrever palavras, dividir as palavras em bocadinhos, procurar as cores, ver os tamanhos, ….
Para não se dispersarem resolveu-se então juntar todas as folhas e inventar a história. 

Ficou assim:


Nenhum comentário:

Postar um comentário