LIVRO
DA PRIMAVERA
No início da Primavera, ao mesmo
tempo que estavam a fazer a decoração da porta com a árvore da primavera, a
educadora propôs às crianças que dissessem palavras da área vocabular de
“primavera”, explicando que área vocabular são outras palavras que a palavra
“primavera” lhes faz recordar.
No Inverno já se tinha feito este
exercício e registado as palavras encontradas, ilustradas com recortes de
revista, num cartaz de parede.
Agora a proposta era fazer um
livro, também ilustrado com recortes de revista e desenhos, para oferecer à
sala dos meninos do Breunheirinho. Depois teria que se inventar uma história…
A educadora escreveu cada uma das
palavras ditas pelas crianças numa folha de papel. As palavras encontradas
foram:
- flores, folhas, andorinhas,
passarinhos, árvores, borboletas, morangos, passeios, cerejas, sol, vento,
chuva, coelhinhos, páscoa, patinhos, joaninhas, minhocas, caracóis, abelhas,
piqueniques e ameixas.
Cada criança escolheu uma folha
com uma das palavras e ilustrou ao seu gosto, com desenhos e/ou recortes de
revista.
A educadora escreveu Primavera
numa outra folha, porque era necessário fazer a capa do livro e tinha de ter a
palavra principal lá escrita. Essa folha também foi ilustrada com motivos
relacionados.
As folhas foram postas por uma
ordem aleatória para que se pudesse contar a história. Mas aqui, as crianças
reparam que se podiam formar grupos de palavras:
- insetos (abelhas, borboletas,
joaninhas, minhocas, caracóis), estados do tempo (sol, vento, chuva), aves
(andorinhas, passarinhos, patinhos), frutos (morangos, cerejas, ameixas),
plantas (árvores, folhas, flores), coisas para fazer (passeios e piquenique) e
sobrava a páscoa, que é uma festa e tem coelhinhos.
As crianças começaram a descobrir
que também podiam fazer matemática, escrever palavras, dividir as palavras em
bocadinhos, procurar as cores, ver os tamanhos, ….
Para não se dispersarem
resolveu-se então juntar todas as folhas e inventar a história.
Ficou assim:
Nenhum comentário:
Postar um comentário