Na nossa escola já fizemos muitas atividades. Vamos mostrar algumas das que achámos mais divertidas.
Ginástica na sala com as mesas e as cadeiras, mas também gostamos de fazer ginástica no pavilhão e com o professor Pedro Sampaio.
Fomos à Biblioteca Lisardo Leitão ouvir contar a história do Bosque Pintado. Gostámos muito!
Aqui estão os desenhos que fizemos. Como estávamos, na sala, a conversar sobre as cores esta história que fala da coelhinha Arco Iris foi muito bem escolhida pela Sofia, que é a senhora que está na biblioteca.
Como se estava a aproximar o Dia da Alimentação, aproveitámos a ideia para fazer espetadas arco iris e salada colorida. Ficaram muito boas e depois fizemos mobis para decorar a sala.
Morango, tangerina, banana, pera, ameixa, uva e mirtilo – as 7 cores do arco iris.
Alface, tomate, cenoura, lombardo, couve roxa, ervilhas, milho, cogumelos, nozes, passas e amendoas, temperada com iogurte, natas, coentros e oregãos. Ficaram muito saborosas!!!
O Palhinhas: investigámos sobre como se fazia a Palha de Abrantes e decidimos utilizar caixas de ovos, pacotes de açúcar e garrafas de água que são os ingredientes do doce regional.
Usamos as caixas para os membros, os pacotes de açúcar para o tronco e as garrafas de água para a cabeça. Ficou giro!
Depois fizemos umas Palhas de Abrantes com papel amarelo e pusemos numa caixa de ovos grande que era o tabuleiro.
Fizemos os Bolinhos Santinhos – biscoitos de canela, decorámos um saquinho e fizemos uma abóbora para o Hallowen. Com o miolo fizemos tarte de abóbora que afinal… surpresa… era doce e não sabia a sopa.
Assustadora!
Falámos no outono, ouvimos a história do Ouriço Carrapiço e fizemos a dobragem de um ouriço.
Fomos à biblioteca António Botto, ouvir a Celeste contar a história da Maria Mar e fizemos um fundo do mar muito bonito com polvos, peixinhos e algas marinhas. Depois, na sala, fizemos desenhos e recontámos a história.
Festejámos o Magusto com os meninos e meninas da escola do Brunheirinho. Tivemos pena de não ver os nossos colegas do jardim do Brunheirinho mas eles não tinham professora e por isso não puderam vir. Ouvimos a história da Mª Castanha, fizemos a fogueira para assar as castanhas e construímos uma Mª Castanha, com capa e tudo, para nós e para os nossos colegas.
No dia 14 de novembro fomos a Lisboa, ao teatro Tivoli ver a peça Canela, ovos e verdade, a receita da amizade. Fomos com os meninos e meninas dos jardins de Arreciadas e Brunheirinho. Foi muito bonito e tivemos sorte por termos apanhado bom tempo quando fomos almoçar ao Parque das Nações. Aqui estão algumas fotos.
Na sala, depois de termos feito os desenhos e a avaliação da visita de estudo, trabalhámos a linguagem (reconto da história, descoberta das personagens, rimas de palavras, …), a matemática (quantos animais participavam na história?, grupos de animais, contagens, …) e as ciências (investigámos sobre os animais que participaram na história na internet e imprimimos as fotos). Querem ver?
Também conversámos sobre o corpo humano e fizemos um trabalho para não nos esquecermos ( o nosso amigo Gilberto, que é o busto oferecido pelo PES, foi muito útil). Ficou assim:
A professora Alda, veio à nossa escola contar a história da Babuska e nós gostámos muito!
Aproveitámos esta história para introduzir o tema do Natal e da família.
Para o ano daremos mais notícias. Tchau e BOM NATAL para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário