domingo, 27 de abril de 2014

Final da Feira do Livro na EB de Bemposta

No último dia do 2º período - 6 de Abril - tivemos uma surpresa na nossa escola. Para encerrar o projeto da associação de pais "Eu conto contigo" o grupo de teatro Andanças veio fazer a peça "Às avessas" que falava das palavras que ouvimos, que dizemos e que escrevemos e por vezes ... às avessas...
 
 
Gostámos muito e depois escolhemos um texto dito durante o espetáculo e fizemos uma formiguinha, um formigão e escolhemos imagens para ilustrar o texto.
À tarde fomos mostrar aos colegas do 1º ciclo e aos pais e avós os trabalhos realizados durante a Feira do Livro. Também vimos os trabalhos que os colegas do 1º ciclo fizeram. Estavam muito bonitos. Parabéns a todos e obrigada à associação de pais por tudo o que nos proporcionaram.





 
E aqui estão dois dos livros que comprámos na feira do livro. Um foi oferecido pela Rita e outro pela Tereza. Obrigada.
 

A escritora Silvia Alves veio à nossa escola

Ainda no ambito do projeto da Associação de Pais, tivemos a visita da escritora Silvia Alves.
Primeiro, baseados na sua história "A feiticeira do bosque e o professor de botânica" resolvemos construir a bruxinha Cicere que é a bruxinha de papel.









 
Depois ouvimos as histórias que contou na nossa biblioteca e gostámos muito. Ela é muito simpática, conta histórias muito bem e nós gostamos muito das suas histórias. Obrigada e parabéns!
 

 
 
 
 
 
Biografia: Sílvia Alves Sílvia Alves nasceu em Trás-os-Montes. Frequentou o Curso de Ensino em Biologia e Geologia da Universidade do Minho. Durante doze anos foi professora de Ciências. É responsável, desde 1996, pela programação cultural do Bar Alinhavar, em Leiria. É, há dez anos, coordenadora editorial da Bruxinha, suplemento infantil do Semanário Região de Leiria. Escreve, desde 2004, a crónica “Alinhavos” no Região de Leiria. Colaborou na revista de micro- narrativa Minguante. A Feiticeira do Bosque e o Professor de Botânica, «Como todas, esta é uma história de Era uma vez…» É uma história de encontros e desencontros, encantos e encantamentos. É a história de uma Feiticeira chamada Circe e do seu encontro com um Professor. Depois de olhares, pensamentos e palavras, muitas luas depois, nascerá uma menina e ela contará a «sua» história, onde houve um tempo feliz. Sem esse tempo, sem essa felicidade, ela não existiria. Todos nós temos uma história. Todos os pais têm uma história feliz, breve ou longa, para contar aos filhos. Uma mãe adormece a filha com uma canção e histórias vindas dos montes do Norte com cheiro a pão de forno e cores de lantejoulas de ciganas… Era uma vez… Uma formiga chamada Matilde farta de seguir o carreiro e com um sonho: deitar-se de barriga para o Sol e não pensar no Inverno, nem sequer no dia de amanhã! E depois? Depois a mãe continua a contar. A menina ri! E, todas as noites, adormeceno meio de um abraço ao som do canto da mãe que espanta o medo dos lobos."   da internet 
  
Também gostamos muito da sua história "Coisas de mãe" que nós estamos a ler aos poucos, às 4ª feiras, na nossa biblioteca.  
 
Mais tarde, já depois de as crianças terem saído a escritora Silvia Alves fez uma sessão para os pais e encarregados de educação onde explicou o que é um livro, que tipos de livros existem e quando se utilizam e também contou histórias. Foi muito interessante e divertido e os pais presentes gostaram muito desta atividade.
 
 
 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Prenda da Páscoa

Este ano resolvemos fazer uns coelhinhos de pasta de açucar (aquela massa que serve para decorar os bolos). É muito fácil, faz-se como a plasticina. Só tivemos de usar uns palitos para segurar as orelhas porque senão podiam cair. Só fizemos bolas e chouriços e o coelhinho ficou pronto. Usámos massa branca para a cabeça. as orelhas e o focinho e depois massa rosa e/ou azul para os olhos, o nariz e a parte de dentro das orelhas. Para colar as diferentes partes basta usar água que serve como cola.  Fizemos os bigodes e a boca com uma caneta de pasteleiro de chocolate ou morango. É muito bom porque pode-se comer tudo, menos os palitos. Querem ver?










História "Um smurf diferente"

No âmbito do projeto "Eu conto contigo" da associação de pais, a mãe do André veio contarnos a história "Um smurf diferente". Gostámos muito e depois pintàmos smurfs. A mãe do André também pintou um e ficou bem bonito!