domingo, 28 de novembro de 2010

História do Nabo Gigante


O NABO GIGANTE


            No nosso jardim de infância vimos um trabalho que os meninos de outra escola tinham feito baseados na história do Nabo Gigante de Anton Tolstoi. Gostámos muito e fizemos também desenhos da história. Esta história é muito boa para trabalhar a matemática.









                                                  
Depois adaptámos a canção da “Susana foi à Quinta” à história e ficou assim:






Fomos a Abrantes.

 No dia 5 de Novembro, os meninos e meninas dos jardins de infância de Bemposta e Brunheirinho foram a Abrantes acompanhados pelas suas educadoras e assistentes operacionais para participar nas actividades pedagógicas da Câmara Municipal.


Fomos primeiro ao Castelo onde a Célia nos esperava. Entrámos pelo jardim onde passeavam antigamente os príncipes e as princesas e fomos ver os cisnes branquinhos do lago. São mesmo muito branquinhos e vieram logo ter connosco. 


 Depois subimos por umas escadas muito estragadas e entrámos no Castelo de Abrantes. Fomos primeiro lanchar e depois, como éramos muitos fomos fazer as actividades em dois grupos. Primeiro foram os príncipes e princesas da Bemposta e depois os príncipes e princesas do Brunheirinho. Adivinhem o que fomos fazer? As princesas fizeram coroas e os príncipes espadas. Foi divertido!


Depois, enquanto os meninos e menina do Brunheirinho, foram fazer as espadas e a coroa, nós fomos subir à torre do Castelo, de onde se vê todas as terras à volta de Abrantes. Vimos muito bem o rio Tejo que tínhamos atravessado antes de Foi uma subida muito difícil mas a vista é realmente um espectáculo. Quase vimos a Bemposta!
Depois almoçámos lá no Castelo e quando acabámos viemos a pé até à Biblioteca António Botto.
        

 O Artur estava à nossa espera e mostrou-nos uma exposição de trabalhos sobre a água. Esses trabalhos foram feitos por meninos das escolas do concelho e estavam muito engraçados, especialmente o trabalho da escola de S. Facundo, que ganhou o prémio e que mostra o ciclo da água desde a recolha até aparecer nas nossas torneiras.



Depois o Artur contou-nos a história da Gotinha de água e nós estivemos com muita atenção.



    Despedimo-nos e fomos para os baloiços, onde lanchámos antes de ir apanhar o autocarro para voltarmos para as nossas escolas. Foi um dia muito bem passado e aprendemos muitas coisas. Queremos repetir a experiência no próximo período. Beijinhos!
 



sábado, 27 de novembro de 2010

Visita ao Monte Selvagem

 

            No dia 26 de Outubro os meninos e meninas dos jardins de infância e escolas da Bemposta e Brunheirinho foram ao Monte Selvagem visitar os animais que lá vivem.
Fomos em dois autocarros da Câmara Municipal porque somos muitos.
  Quando lá chegámos vimos algumas esculturas de animais construídas com ferro-velho. Estavam muito engraçadas. Também vimos uma maqueta do Monte Selvagem construída por meninos de outra escola.
            Fomos num tractor ver os bisontes e os iaques, as zebras, avestruzes, emas, bambis e axes.
            O senhor que ia connosco podia fazer festas aos bois, mas era só a um porque era bonzinho! Ele também nos mostrou os ovos das avestruzes e nandus e os galhos dos veados. Ele também nos ensinou que aqueles animais são animais selvagens e que as pessoas não devem mexer-lhes nem dar-lhes de comer porque eles podem pensar que lhes querem fazer mal e atacar. É preciso ter cuidado!
            Pelo caminho vimos patos num lago, lamas e camelos e tirámos uma foto, que depois trouxemos para os nossos pais.
            Fomos almoçar numas mesas coloridas e depois fomos ver os outros animais.
            Vimos suricates, iguanas, papagaios e outros pássaros, javalis africanos, corujas, tartarugas, doninhas, guaximins, cobras, cangurus e crocodilos. Mas gostámos mais de ver os macacos, até havia lá um que parecia um leão, tinha juba e tudo.
            Depois fomos brincar nos baloiços e escorregas e fomos às casas nas árvores. Finalmente fomos visitar a quinta, que tinha ovelhas, cabrinhas e gansos que eram muito maus porque queriam dar bicadas nas mãos dos meninos.
            Gostámos muito da visita e havemos de voltar outra vez. Adeus animais e portem-se bem!























                  

           
ESPAÇO ESCOLAR DE BEMPOSTA E BRUNHEIRINHO